A fim de proporcionar mais conhecimentos e oferecer segurança à população de Itapevi, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) está realizando vistorias técnicas de verificação e avaliação de equipamentos contra incêndios em comércios da região central, bem como em prédios públicos.
Vale lembrar que as vistorias são de orientação e não geram multas aos estabelecimentos visitados. Os esforços feitos pelos agentes da Defesa Civil buscam manter os ambientes bem sinalizados, preservar para que não ocorram futuros problemas e, assim, proporcionar mais proteção, tantos para os lojistas quanto para os consumidores que circulam no estabelecimento.
Nas visitas são observadas estruturas de sustentação (concreto, aço, madeira e etc.), equipamentos como extintores, além de saídas e luzes de emergência, hidrantes, fiações elétricas possivelmente expostas, armazenamento de produtos inflamáveis e edificações gerais.
Para a subgerente de uma loja de calçados da região central de Itapevi Patrícia Santos Cunha é importante a orientação dos agentes da Defesa Civil, uma vez que eles têm experiência e foram treinados para auxiliar em momentos de dificuldades. “As orientações deles nos ajudam muito, nos deixam mais seguros. É importante ter conhecimento desde o início de um trabalho”, lembrou a também moradora da cidade.
No segundo semestre do ano passado, a Defesa Civil realizou visitas nas escolas municipais e nos prédios das secretarias municipais. Para o secretário de Segurança, Kleber Maruxo, é importante assegurar o local em que crianças passam grande parte do dia. “Nós temos que dar exemplos. Verificamos as escolas para assegurar que as crianças fiquem em um ambiente seguro para o desenvolvimento delas”, disse Kleber.
Além das escolas, o secretário também destaca a prevenção de incêndios nos estabelecimentos comerciais da cidade. “Estamos realizando o atendimento à população para que continuemos a prevenir acidentes como incêndios em lojas, comércios e indústrias da cidade. Assim teremos certeza de que nossa cidade se desenvolve de uma forma que não compromete a integridade dos cidadãos”, completou o secretário.
Foto: Divulgação / PMI