Ocorreu neste domingo (04), das 9h às 17h, na escola CEMEB Floriza Nunes de Camargo no Jd. Rainha, a eleição para o Conselho Tutelar do Município de Itapevi.
Apesar da chuva e das baixas temperaturas, durante todo o dia o fluxo de eleitores foi bastante intenso, de acordo com a Guarda Civil Metropolitana, eram esperadas uma média de 7 mil eleitores, que iriam escolher entre os 14 candidatos oficiais aos 5 cargos de conselheiros tutelares e 5 vagas para suplentes. Os portões foram fechados pontualmente às 17 horas, muitos eleitores chegaram após o horário e não puderam entrar para votar. A eleição foi acompanhada por dois promotores de justiça durante toda a realização da eleição e também da contagem dos votos, que foi encerrada por volta das 21 horas.
O Candidato mais votado!
Com 881 votos, 67% a mais do que o segundo colocado, o candidato Thiago da Silva Santos, conhecido popularmente como “Thiaguinho” foi o candidato que mais se destacou, alcançando a primeira posição na eleição deste ano.
Ao todo, foram contabilizados 5.897 votos, dos quais 5.786 são válidos e 111 se dividem entre votos brancos ou nulos, a composição dos votos válidos pode ser conferida a seguir:
1º Thiago da Silva Santos – Thi@guinho, 881 votos
2º Doraci Carneiro dos Santos – D. Dora, 592 votos
3º Elisangela Cristina de Oliveira Egidio – Elisangela, 549 votos
4º Pedro dos Santos Costa – Pedrinho, 525 votos
5º Valdemir Batista dos Reis – Ticão, 515 votos
6º Milton Batista Queiroz – Milton ou Miltinho, 514 votos
7º Letícia Pereira de Jesus Batista – Letícia Pereira, 438 votos
8º Adilson Aparecido Moreira de Oliveira – Adilson do Futebol, 390 votos
9º Denis Lucas de Oliveira – Denis Lucas, 390 votos
10 º Ariana Andreatta de Oliveira – Ariana, 307 votos
11º Laudicéia R. da Silva B. dos Santos – Laudicéia ou Professora Lau, 286
12º Robson Timóteo Cordeiro – Robson, 227 votos
13º Amanda dos Santos Vasconcelos – Psicóloga Amanda, 91 votos
14º Elaine Aparecida dos Santos Nascimento – Nega Elaine, 81 votos
O Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão municipal, permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definido na Lei Federal 8.069 de 13 de Julho de 1990.
Em Itapevi, o trabalho dos conselheiros é orientado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapevi (CMDCA), que recebe suporte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura.
A partir de junho, os candidatos às vagas passarão por um curso de capacitação e por avaliações psicológicas e de conhecimentos em informática com o objetivo de qualificá-los para assumir os cargos.