Entre os dias 13 e 17 de dezembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo ( Crea-SP ) realiza a força-tarefa de fiscalização do exercício profissional, nos municípios de Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Taboão da Serra. Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho.
Estão previstas 300 diligências em serviços e obras de Engenharia, Agronomia e Geociências. As ações de fiscalização terão como foco decorações de Natal, shoppings, postos de combustíveis, empresas de grande e médio porte sem responsáveis técnicos, loteamentos, denúncias protocoladas nas unidades, demandas dos inspetores das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAF) do Crea-SP. Participam da operação, 16 agentes fiscais do Conselho.
De 2015 a 2021, as fiscalizações do Crea-SP aumentaram cerca de 600%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado. Atualmente, o Crea-SP bateu 238 mil ações. Número que ultrapassa a meta de 200 mil, prometida no início do ano.
O Conselho é responsável por fiscalizar o exercício profissional, a fim de garantir a existência de um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências. Para contribuir com a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.