Como uma medida de austeridade em meio a crise financeira do município, nesta quinta-feira, 5, o prefeito de Itapevi, Igor Soares, encaminhou para a Câmara Municipal Projeto de Lei (PL) que altera a Lei Municipal nº 2237/14, onde é formalizada a redução, já anunciada, de quatro secretarias e a extinção dos seus respectivos cargos comissionados.
Em mensagem encaminhada aos vereadores, Igor Soares solicita que o projeto seja analisado em regime de urgência e explica que a medida é necessária para reduzir os gastos municipais. “Neste momento de crise financeira, é urgente o enxugamento da máquina pública e a redução de despesas”, afirma. Com a medida e a não criação de novas secretarias, a Prefeitura de Itapevi fará uma economia anual de R$ 1,5 milhão.
Segundo Igor, os serviços exercidos atualmente por estas secretarias serão assumidos por pastas já existentes e que terão novos nomes.
– “Esta é a nossa realidade!”, denuncia moradora indignada no PS Central de Itapevi
– Prefeito de Jandira anula aumento de tarifa de ônibus, Benfica volta a cobrar R$ 3,70
– Jovem de 22 anos, morador do Portella morre afogado em represa de São Roque
A extinta Secretaria da Mulher será absorvida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e Defesa da Mulher. Ao mesmo tempo, a pasta de Meio Ambiente passará a ser denominada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Cultura, por sua vez, se fundirá à Educação, criando a Secretaria de Educação e Cultura, enquanto que o departamento de Juventude e Turismo será absorvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Já a secretaria de Trânsito e Transportes se transformará na Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte.