O horário de verão termina a 0h deste domingo (19), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o objetivo principal do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar durante esse período, sobretudo nos horários
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o objetivo principal do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar durante esse período, principalmente nos horários de pico, além de conscientizar as pessoas sobre o uso da energia.
Economica
O Ministério de Minas e Energia deve divulgar um balanço sobre a economia de energia somente na próxima semana, a estimativa inicial era de uma economia de R$ 147,5 milhões com o horário de verão, o que representa um custo evitado em usinas términas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga durante esse período.
A Eletropaulo afirmou que os clientes economizaram aproximadamente 80,8GWh (gigawatts-hora), de acordo com a companhia, este volume é suficiente para distribuir enerdia durante um mês aos municípios de São Caetano do Sul e Vargem Grande Paulista, que juntas têm aproximadamente 209 mil habitantes.
Atualmente, a medida é empregada sempre a partir do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A alteração, que não vigora nos Estados do Norte e Nordeste, tem como objetivo evitar a sobrecarga no sistema elétrico entre o fim da tarde e o início da noite (das 18h às 21h), quando as pessoas chegam em casa e começam a usar aparelhos elétricos. A economia reflete o maior uso de iluminação natural neste período.
(Valor)