A Prefeitura realizou no sábado (04) o segundo mutirão de combate ao Aedes aegypti no Parque Suburbano. Durante os trabalhos, foram recolhidas 68 toneladas de entulhos que poderiam servir de foco ao mosquito.
As seguintes ruas do bairro foram visitadas Piauienses, Paulistas, Sulamericanos, Cariocas, Amazonenses, Acreanos, Brasileiros, Cearenses, Pernambucanos e Amazonenses. Ao todo, 1410 casas foram visitadas – destas, 54 foram teladas. Este foi o quinto mutirão realizado em Itapevi desde o início do ano.
As ações têm o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e conscientizar a população que o combate ao Aedes deve ser diário. A campanha começou na primeira semana de janeiro.
Leia Ttmbém
– Fundação Cafu realiza partida beneficente em Itapevi para arrecadar alimentos não perecíveis
– Prefeitura de Itapevi elimina Diário Oficial impresso
Desde então, a administração municipal tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade. Os mutirões acontecerão todas as semanas até abril, período em que a incidência do mosquito aumenta em todo o país.
O trabalho é uma parceria das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Saúde e Bem Estar e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Balanço
Desde o início dos mutirões, equipes de limpeza e da operação Cata-Bagulho, que acompanham a ação, recolheram 408 toneladas de entulho que, guardado em casa ou jogado na rua, poderia facilitar a proliferação do mosquito.
A campanha contra o Aedes aegypti visitou, neste ano, cerca de 11 mil casas de diversos bairros da cidade, eliminou 250 criadouros do mosquito e fez a colocação de tela em 254 caixas d’água. No período, Itapevi registrou 48 notificações de suspeita de dengue e dois casos confirmados. Foram registradas sete de chikungunya e duas de zika vírus. Todas estão sendo apuradas, segundo a Secretaria de Saúde e Bem Estar.
Tecnologia contra o mosquito
No último dia 21, a Prefeitura de Itapevi lançou oficialmente o aplicativo para smartphones “Xô Aedes”. O objetivo é ajudar a população a combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chinkungunya.
O app está disponível para smartphones na Play Store, para usuários de celular Android, e na Apple Store, para quem usa iPhone. Com ele, o munícipe poderá apontar às equipes de Zoonoses e Controle de Vetores a existência de criadouros.
O aplicativo conta com sistema de geolocalização. As denúncias feitas pelo aplicativo serão direcionadas à Secretaria de Saúde e Bem Estar, que enviará equipes para eliminar os focos sinalizados.
O aplicativo também dá dicas de prevenção às doenças causadas pelo Aedes e mostra como entrar em contato direto com a Divisão de Zoonoses de Itapevi (Rua Dimarães Antonio Sandei, 85, Vila Nova Itapevi – Telefones 4773-2785 e 4774 5387).