O Viaduto Ameríndia, que liga os bairros do Cardoso ao Vitápolis passando sobre a linha de trem da CPTM, foi entregue à população de Itapevi nesta quarta (27).
A cerimônia de inauguração teve a presença do vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco, representando o prefeito Igor Soares, do deputado estadual João Caramez e do governador Geraldo Alckmin.
“A inauguração desse viaduto nos deixa emocionados”, disse o vice-prefeito Teco. “É um avanço muito significativo para a população de Itapevi, sobretudo para os moradores dos bairros do Cardoso e do Vitápolis”, afirmou.
O equipamento, que inclui uma passagem para pedestres e ciclistas, custou R$ 17,8 milhões ao Governo do Estado de São Paulo. As obras integram o trecho Itapevi-Jandira do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Oeste) e foram realizadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.) e pela construtora Enpavi.
O Viaduto Ameríndia tem 330 metros de extensão e 16 metros de largura. Ele foi construído em estrutura de concreto pré-moldado sobre a linha férrea, próxima à Estação Engenheiro Cardoso da linha 8 da CPTM.
“Sou testemunha do empenho do prefeito Igor Soares para que esta obra fosse inaugurada. Lembro que um dos primeiros discursos como deputado, na Assembleia Legislativa, foi a retomada destas obras que ficaram paradas por anos. Elas foram retomadas e, agora, o Igor como prefeito e eu como vice, fizemos questão de acompanhar passo a passo”, destacou Teco.
Nova passarela para pedestres
Além do viaduto, uma nova passarela está sendo construída entre as ruas Atlanta e Rosângela Maria Lima, com rampas e escadas.
Ela substituirá a passagem de pedestres que existe hoje no trecho, proporcionando mais segurança para quem circula a pé pela região e tornando desnecessária a interrupção do tráfego para circulação dos trens.
O equipamento. que atenderá as exigências de acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, deve ser entregue também em março de 2018.