Teve início na última sexta-feira (8) o trabalho de avaliação dos serviços de saúde municipais de Itapevi pela equipe de profissionais do Hospital Albert Einstein. A instituição foi contratada, em maio, pela prefeitura do município para avaliar o sistema de saúde local e formular propostas para melhorar o atendimento à população.
Os técnicos do Einstein começaram a percorrer as unidades de saúde da cidade, para, em conjunto com os profissionais itapevienses, fazer um diagnóstico aprofundado dos recursos de saúde oferecidos aos moradores de todo o município.
“Neste primeiro encontro, os técnicos estudaram o fluxo de trabalho da secretaria, conheceram a estrutura física das unidades e os recursos humanos empreendidos na rotina diária de trabalho”, explica a secretária de saúde, Luiza Nasi Fernandes.
A consultoria prevê o diagnóstico dos serviços (atenção primária, psicossocial, urgência e emergência e especializada), a análise de gestão clínica e a aplicação de recursos financeiros, materiais e físicos na rede municipal de saúde. O trabalho também irá ajudar a implementar indicadores de gestão para acompanhar a evolução e situação dos serviços, bem como reorganizar as unidades de saúde que estejam em situação crítica.
Esta etapa de avaliação terá a duração de dois meses. No terceiro mês, a equipe deve elaborar e apresentar as recomendações, que consistem em um conjunto de ações voltadas à organização e correção dos serviços, definindo os problemas e soluções recomendadas, sempre levando em consideração a realidade de Itapevi.
Após a conclusão da segunda etapa, a Prefeitura e o Einstein traçarão estratégias em conjunto para implantar as propostas e a metodologia de acompanhamento de resultado – esta última parte deve durar mais dois meses. Ao todo, o contrato terá a duração de cinco meses.