A circulação dos trens da Linha 9- Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos foi interrompida por volta das 7h10 da manhã desta quarta-feira (12) por queda no sistema de energia.
De acordo com a CPTM, às 7h50 a circulação foi restabelecida, mas entre as estações Cidade Jardim e Jaguaré trens circulam por uma única via, o que causa lentidão em toda a linha. Plataformas das estações ficaram lotadas.
Após a falha na rede de energia da linha 9-Esmeralda, os usuários que ocupavam os trens que permaneceram parados entre estações e os usuários precisaram caminhar nos trilhos até a próxima plataforma para receber orientações sobre como proceder após a falha, segundo relatos, haviam idosos, grávidas e crianças entre os usuários.
Segundo passageiros, a estação Pinheiros foi esvaziada e bilhetes de ônibus foram distribuídos para passageiros na estação Morumbi. Os trens da linha 5-Lilás do Metrô passaram a circular com velocidade reduzida por causa da falha na linha 9.
A SPTrans acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) às 7h40 para atender os passageiros entre as estações Hebraica/Rebouças e Villa Lobos/Jaguaré da linha 9-Esmeralda.
Foram acionados 40 ônibus do Consórcio Sudoeste e técnicos da SPTrans estão monitorando e orientando na região.