Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente
Excelência em atendimento emergencial, esse foi o mote para a equipe do SAMU Regional de Itapevi participar da Expo Emergência, na semana passada, com a participação de mais de 1,5 mil profissionais da área da saúde e segurança, divididos em 300 estandes, no Expo Center Norte, na Capital.
O órgão foi convidado pelo quarto ano consecutivo. Dessa vez, sem custo para o município. O estande do SAMU Regional foi visitado por 3 mil pessoas que conheceram parte dos trabalhos realizados na cidade e região. A equipe contou com 25 profissionais divididos, em 3 dias de atividades e trocas de conhecimentos.
Segundo Juliana Petrin, coordenadora geral do SAMU regional, a participação no evento foi relevante, “Essa feira é importante porque várias empresas e instituições do Brasil apresentam seus trabalhos. É uma oportunidade a mais para mostrar os nossos conhecimentos de uma forma nacionalmente”, contou Juliana.
O SAMU Regional exibiu as técnicas utilizadas, no programa Parceiros, nas escolas municipais, por meio da parceria com a Secretaria de Educação. E ainda apresentou com exclusividade a ambulância denominada Educação Social. Esse veículo atuará em atividades educacionais de orientações em primeiros socorros, e a equipe mostrou simulações de atendimento em caso de acidentes em parceria com a CPTM e situações de desengasgo em crianças e bebês.
SAMU Itapevi
Com um quadro de 82 profissionais, o SAMU Itapevi cobre uma área de 83 km² e uma população média de 234.352 habitantes, segundo informações de 2018 do Fundo Nacional de Saúde. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, telefonistas, rádio operador, administrativos e serviços gerais.
O SAMU Regional Oeste tem hoje quatro equipes no período diurno e três noturnas, além de quatro Unidades de Suporte Básico de Vida, uma Unidade de Suporte Avançado e uma motolância. O serviço pode ser acionado pelo número 192 e o atendimento é feito 24 horas por dia.
Além de Itapevi, o serviço atende outras cinco cidades da região (Jandira, Carapicuíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista). Os recursos do SAMU são repassados pelo governo federal à Prefeitura de Itapevi, que administra o serviço por meio da Secretaria de Saúde.