Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente. É necessário que o nosso número esteja salvo em sua lista de contatos do celular.
Instalado em Itapevi no dia 23 de outubro, o Corpo de Bombeiros já realizou 102 atendimentos em menos de um mês de funcionamento. Localizada na Central de Resgate (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, 264, na Vila Nova Itapevi), a corporação pode ser acionada pelo telefone 193 (24 horas).
O combate a incêndios liderou o número de ocorrências, com 23 chamados. Pedidos de socorro envolvendo queda de pessoas ficaram em segundo lugar, com 18 atendimentos e acidentes de trânsito com vítima foram a terceira maior causa das chamadas, registradas até o dia 18 de novembro.
Entre outros registros, o resgate de animais em área de risco também pontuou entre as principais ocorrências, com 9 chamadas. Emergência clínica, animal agressivo, queda de fio energizado, queda de árvore, desabamento, vazamento, agressão, tentativa de suicídio, apoio ao SAMU e insetos agressivos também foram registrados neste primeiro mês de funcionamento da Estação de Bombeiros de Itapevi.
O Corpo de Bombeiros atua na cidade com 15 bombeiros e previsão para chegar ao efetivo de 22 profissionais. A vinda da equipe foi proporcionada após convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A equipe conta com um caminhão tradicional auto bomba para combater incêndios e tem atendido, em média, a quatro ocorrências diárias na cidade.
A unidade, chamada de Estação, é subordinada ao 1º Subgrupamento de Bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri e tem como comandante o 1º tenente PM Renato Cares De Favari.
Três forças de segurança em um único lugar
Além do Corpo de Bombeiros, na inédita Central de Resgate, com mais 1,8 mil metros quadrados, o serviço reúne, em um único endereço, a Defesa Civil e o SAMU Regional Oeste Itapevi (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A Central de Resgate começou a operar ainda no final da primeira quinzena de outubro e funciona sete dias da semana, 24 horas por dia. São mais de 110 profissionais envolvidos em ações de segurança e proteção à vida e à saúde do itapeviense. Todas as adaptações e melhorias no novo prédio foram realizadas com recursos da Prefeitura.
As três corporações contam com espaços próprios, como salas administrativas, almoxarifados, banheiros, centrais de atendimentos, entre outros.
SAMU
O SAMU Regional Oeste tem hoje quatro equipes no período diurno e três noturnas, além de quatro Unidades de Suporte Básico de Vida, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma motolância. O serviço pode ser acionado pelo número 192 e o atendimento é feito 24 horas por dia.