Denúncias de falsa vacinação em idosos provocam alerta

Foto: Reprodução

Clique Aqui e envie um “OI” pelo WhatsApp para receber mais notícias de Itapevi e do Brasil em seu celular gratuitamente


Desde o início da vacinação contra a Covid-19, no Brasil, no dia 18 de janeiro, casos de não-vacinação em idosos foram registrados pelo País. Até o momento houve denúncia de não aplicação da vacina em seis municípios: Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Goiânia (GO), Maceió (AL) e em Salto (SP). As denúncias foram feitas por parentes e acompanhantes através de vídeos gravados no ato da aplicação. Em Itapevi, nenhum caso foi registrado até o momento.

Na sexta-feira (12), através de um vídeo gravado por um parente, é possível ver uma técnica de enfermagem no drive-thru do Gragoatá, em Niterói.

Ela coloca apenas a ponta da seringa, a agulha, e é possível perceber que não empurra o êmbolo para injetar o líquido. Na hora que o idoso é vacinado, os parentes comemoraram, mas depois, ao rever as imagens, eles perceberam que havia algo estranho.

A prefeitura disse que afastou a técnica de enfermagem e que o idoso recebeu a vacina em casa após o ocorrido.

Familiar Alertou

No Rio, a família de uma outra idosa também registrou imagem do momento da vacinação e percebeu que a dose não foi aplicada.

Após um familiar chamar atenção do profissional de saúde, a seringa foi novamente injetada, e a vacina aplicada. Segundo a familiar, a situação ocorreu na sexta-feira (12), por volta das 10h. O agente que aparece no vídeo não estava identificado.

No sábado (13), a família voltou ao Parque Olímpico e procurou a coordenação do posto de vacinação, que informou que apuraria o ocorrido. Até agora, a família não recebeu retorno.

Procurada, a secretaria municipal de Saúde do Rio confirmou que houve uma intercorrência na aplicação da dose em um paciente, mas que a situação foi imediatamente resolvida.

A secretaria ainda recomendou que, em caso de dúvida sobre a aplicação, os familiares questionem imediatamente os profissionais de saúde. Fotos e imagens estão totalmente liberadas no momento da aplicação da vacina.

Seringa Vazia

Em Petrópolis, na Região Serrana, uma idosa de 94 anos achou que recebeu a vacina, mas a seringa estava vazia.

Nas imagens, é possível ver a técnica em enfermagem tentando tirar a proteção da agulha da seringa. O familiar da idosa, que está no banco de motorista filmando a ação, diz que é melhor trocar. A técnica, então, se dirige à tenda montada e pega outra seringa. Ao retornar, a seringa sem dose é aplicada na idosa.

As imagens viralizaram na internet e, em nota, a prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa estava vazia. A prefeitura também afirma que entrou em contato com o familiar da idosa, e já realizou a aplicação do imunizante na paciente.

A técnica de enfermagem é contratada pela prefeitura e também foi afastada.

Foto do autor

Redação

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!