Os moradores de Itapevi estão cada vez mais atentos quando o assunto é fiscalizar o que está sendo feito pela cidade, tanto pelos próprios moradores, como principalmente pelo poder público.
No último final de semana, um morador da cidade fez uma visita ao local onde a prefeitura de Itapevi instalou o pátio de carros apreendidos da DEMUTRAN, que até novembro/2016 estava localizada às margens da Av Feres Nacif Chaluppe no Centro da cidade, atualmente, o pátio que recebe veículos apreendidos está instalado em um terreno que pertence a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), na Estrada Lucinda de Jesus.
No local, o morador fez registro de dezenas de veículos e carcaças de ferro, que no lugar de estarem dentro do pátio da Demutran, estão completamente abandonados e empilhados entre o matagal às margens da avenida. Além de estarem em local indevido e sem nenhuma proteção, os veículos também estão expostos ao tempo, podendo, em caso de chuva, se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir inúmeras doenças, entre elas a dengue, a febre amarela, a chikungunya e o zika virus
Pela via da incoerência
Nos primeiros meses deste ano, a prefeitura de Itapevi tem feito alto investimento para promover uma campanha de conscientização dos moradores sobre a importância do combate a criadouros do mosquito aedes aegypti, entre as ações estão os outdoors, panfletos, compra de espaço em jornais para anúncio da campanha, produção de vídeos, aquisição de drones e outros equipamentos, desenvolvimento do aplicativo “Xô Dengue”, promoção de mutirões da limpeza em inúmeros bairros, entre outros.
Leia também:
– Pesquisa revela: 75% dos itapevienses espera “mais trabalho” da gestão Igor Soares
– Pronta há 2 anos e sem prazo para abertura, UPA 24h é Elefante Branco em Itapevi
– Câmara de Itapevi libera adicional de até R$ 8 milhões para Parque Ecológico
Além de servir de mau exemplo e desmotivar a população, que tem se mostrado empenhada, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, demonstra, com atos, estar caminhando em via contrária a de proteção da saúde pública, seguida pela Secretaria de Saúde e Bem Estar e Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, e também em via oposta a do respeito à propriedade privada e anti-invasão, promovida pela Secretaria de Habitação ao se apropriar, mesmo que temporariamente, de uma área que não pertence à prefeitura e nela instalar o pátio de veículos apreendidos pela Demutran.
Secretaria reconhece a falha
O secretário de Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, Kleber Ferreira Maruxo, foi procurado pela equipe do Itapevi Realidade em seu Gabinete para falar sobre o assunto, porém não foi encontrado. A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte informou, por e-mail, que realmente utiliza a área da Cohab como pátio para manter veículos apreendidos. A pasta se compromete a colocar lonas no local para evitar a incidência de focos do mosquito da dengue. Também informou que será feito um leilão, ainda sem data prevista, para a retirada de aproximadamente 25% dos veículos que estão no local. A secretaria anunciou que estuda a terceirização do pátio, o que permitirá a devolução do espaço utilizado da propriedade da Cohab.