Obras sem Fim: 3 anos e ainda não há previsão para entrega de trecho

 

De acordo com uma publicação feita no dia 06 de novembro de 2013 pelo site Estadão, as obras de Prolongamento da Linha 8-Diamante em Itapevi, na Grande São Paulo, que deveriam ter sido entregues em 2011, estariam finalmente entregues em Dezembro de 2013, essa informação foi divulgada pelo secretário de transportes metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes no dia 05/11/2013 conforme abaixo:

 

“Nós vamos entregar neste ano. Ali, agora, só estamos na fase de sinalização. Praticamente, toda a via permanente e a rede aérea estão prontas”, disse Fernandes, que admitiu o atraso nas obras. Questionado sobre o que levou a CPTM a demorar bem mais tempo do que o previsto para terminar as intervenções no local, o dirigente fez uma brincadeira, sorrindo: “Choveu demais.”

 

O trecho foi interrompido para a reforma em maio de 2010, ainda na gestão José Serra (PSDB). Naquela época, o governo do Estado divulgou que as obras tinham previsão de término em dezembro de 2011. O prazo não foi cumprido. Em abril de 2012 , a reportagem do Estadão questionou o motivo da demora e recebeu a resposta de que “intervenções em rochas na lateral da via que demoraram mais do que o previsto”. Na época, a CPTM havia definido uma nova data para a inauguração, dezembro de 2012, o que também não se concretizou.

 

Originalmente, o trecho funcionava como uma “extensão operacional” da CPTM, ou seja, um serviço paralelo ao do restante da Linha 8, que liga Itapevi ao centro da cidade de São Paulo. Por ali, circulavam dois trens de 1958 em grandes intervalos, em viagens gratuitas. Com a reforma, o governo “integrará” o trecho à linha. Os custos da reforma são de R$ 269 milhões.

 

Antigos trens que atendiam o trecho Itapevi - Amador Bueno. Modelos Japoneses de 1958. Foto: Divulgação / CPTM

Antigos trens que atendiam o trecho Itapevi – Amador Bueno. Modelos Japoneses de 1958.
Foto: Divulgação / CPTM

 

Inúmeros moradores questionam os trabalhos que foram feitos no trecho, que anteriormente contava com 4 estações e agora contará com apenas 2, as estações Cimenrita e Ambuitá deixaram de existir, o que prejudicará os moradores dos bairros Jardim Marina, Vila Santa Rita, Itacolomi, Residencial das Flores,Vila Gióia e Ambuitá, que para ter acesso aos trens da CPTM precisarão utilizar as linhas de ônibus municipal, o que beneficia diretamente a empresa de ônibus Benfica, responsável pelo transporte coletivo viário na cidade.

 

Deputado João Caramez

O Itapevi Realidade também entrou em contato com o deputado estadual João Caramez para saber quais as medidas tomadas por ele quanto a demora para a entrega do trecho em questão, uma vez que a CPTM é uma empresa de âmbito estadual e também por ser ele o representante da cidade mais ligado ao governo do Estado. Através de sua assessoria de imprensa, o deputado respondeu ao nosso questionamento com a seguinte nota:

 

Solicitei à CPTM a conclusão dos serviços para entrega da obra à população. Em janeiro, trouxe ao município de Itapevi o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para vistoriar o trecho e explicar novamente a necessidade da complementação da obra e entrega da benfeitoria. Na ocasião, ele informou que a demora para a entrega do ramal entre Itapevi e Amador Bueno, que estava prevista para 2013, aconteceu por diversos fatores, entre eles pela dificuldade com as passagens de nível, que a partir de agora serão automáticas, e também pelo roubo de cabos da via férrea. Segundo a CPTM, estão trabalhando para que a circulação seja iniciada neste mês, para que a população possa usufruir o quanto antes da benfeitoria

 

Resposta da CPTM

Na tarde desta Quinta-Feira (07), o Itapevi Realidade entrou em contato com a assessoria de imprensa da CPTM questionando a não inauguração em Dezembro de 2013, conforme foi afirmado pelo Secretário e também, questionando se há alguma previsão para a inauguração do trecho de pouco mais de 6 Km. De acordo com o jornalista Vanderlei, responsável pela assessoria de imprensa da empresa no momento da nossa ligação, informou que a CPTM não possui previsão para a inauguração do trecho entre a estação Itapevi e a estação Amador Bueno da linha 8 – Diamante.

 

 

Foto do autor

Redação

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!