Exclusivo: César Pimentel concede entrevista ao Itapevi Realidade

Cesar Pimentel - PerfilNa noite de sábado (06/04), o ex secretário de Educação e Cultura de Itapevi, César Pimentel, atendeu ao Jornalista Bruno César e concedeu, com exclusividade para o Itapevi Realidade, a sua primeira entrevista após a polêmica exoneração do cargo de secretário municipal, ocorrida em março de 2014.

 

Durante a entrevista, César Pimentel parecia bastante disposto e sereno, foi bastante gentil e atencioso. A cada pergunta, o ex secretário respondia prontamente, demonstrando bastante segurança ao responder as perguntas feitas á  ele pelo jornalista.

 

Cesar afirmou que acompanha o site do Itapevi Realidade: “Acompanho e vejo que vocês se esforçam para orientar a cidade sobre aquilo que os cidadãos precisam cobrar seus governantes”.

O Itapevi Realidade agradece a gentileza do ex secretário em conceder sua primeira entrevista exclusivamente para o nosso site, este é um reconhecimento de que o trabalho que fazemos é sério e tem credibilidade não apenas diante da população, mas também diante das autoridades municipais de Itapevi e região.

 

Confira abaixo a entrevista concedida ao Itapevi Realidade:

 

Perfil:

Nome: César Rodrigues Pimentel

Idade: 47 anos

Família: Casado há 19 anos e pai de 2 meninos

Formação Acadêmica: Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP)

 

 

Itapevi Realidade: Quais Foram as suas principais experiências profissionais?

 

Cesar Pimentel: Sou um cara muito estável, então, em 1988 fui professor da Rede Pública Estadual de Ensino permaneci por pouco mais de 4 anos. Depois estagiei na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e em um Escritório de advocacia. A partir de Julho de1992 até Dezembro de 2012 trabalhei no Departamento jurídico da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, ocupei os cargos de estagiário, Assistente Jurídico Pleno,Advogado Senior, Advogado Assessor até ocupar o cargo de Coordenador Estadual do Jurídico da APEOESP.

Neste meio tempo, assessorei a Liderança do PT na ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em questões específicas do magistério, assessorei também o Deputado Estadual Roberto Felício, a Conselheira do Conselho Nacional de Educação e vice presidente da Comissão de Educação Básica, Maria Izabel Azevedo Noronha. Fui assessor de algumas prefeituras nas questões de magistério, e alguns sindicatos também. Meu último desafio profissional se iniciou no dia 18/01/2013 até 14/03/2014, atuando como Secretário de Educação na cidade de Itapevi.

 

Itapevi Realidade: Qual foi o significado e o impacto que ser secretário da educação de Itapevi teve em sua vida pessoal e profissional?

 

Cesar Pimentel: Foi a melhor experiência profissional e pessoal de minha vida. Me dedique como poucos se dedicariam, com mais do que 10 horas de trabalho diário, olhando a secretaria sob todos os prismas, quais sejam, o prisma estrutural, o pedagógico, o administrativo, o atendimento à população e as ações políticas da secretaria. Também pude provar que se pode fazer política sem se ser arrogante, ser ter que mudar nossas crenças, sem precisar deixar de ser humilde e nem se render aos desmandos e mazelas que geralmente acompanham o poder, como o autoritarismo e a corrupção, por exemplo.

 

 

Itapevi Realidade: Pode citar 2 pontos que precisam de atenção especial na educação em Itapevi? Você acredita que a atual gestão está realizando um trabalho coerente e que trará bons resultados para educação pública na cidade?

 

Cesar Pimentel: Não me sinto a vontade de comentar a atual gestão, por razões óbvias, mas sinto que o grande impulso que demos foi o cuidado com a prática pedagógica e com a gestão democrática do ensino, além do cuidado com a coisa pública, obviamente.

 

 

Itapevi Realidade: Os jovens são o futuro da nossa cidade. Muitos almejam conquistar uma carreira sólida, e como um líder de uma pasta tão importante na cidade, o senhor inspirou e ainda inspira muitos deles. Qual o caminho para se conquistar uma carreira sólida como a do senhor?

 

Cesar Pimentel: Perseverança, trabalho, muito estudo e especialmente saber o principal, onde quer que você esteja, seja você o que você for, você não é nada mais do uma pessoa, como qualquer outra. Então não se esqueça disso e trate todos os demais como você gostaria de ser tratado. Saber que quanto mais elevada sua posição social e política, maior a sua responsabilidade na realização social e na felicidade de seu próximo, é também uma lição a ser considerada, sempre

 

 

Itapevi Realidade: Além dos jovens, seu trabalho inspira profissionais que são responsáveis pela formação da juventude, qual o seu recado para os professores, diretores e profissionais que estão diretamente ligados a esta grande missão?

 

Cesar Pimentel: É verdade que a profissão é tal qual a do sacerdote, e por isso, exige dedicação extremada. Mas é dever de todo trabalhador não se esquecer de que seus direitos, todos eles, não foram obtidos sem luta. Por isso, lutar faz parte do que deve ser feito, para que haja felicidade e real valorização do sacerdócio que é a profissão.

 

 

Itapevi Realidade: O senhor tem algo que queira dizer para encerrar a entrevista?

 

Cesar Pimentel: Itapevi é uma cidade que merece tudo de bom que puder ter. Não posso encerrar sem agradecer a acolhida que tive daqueles que realmente importam na vida de qualquer um, as trabalhadoras e trabalhadores, que são dignos e honrados. Quero também manifestar meu imenso apreço por um dos homens mais dignos e valentes que conheci na minha vida, o Vereador Cláudio Dutra, que não me deixou abatido e sozinho, depois que fui mortificado. Ele caminhou comigo, me apoiou e num ato de coragem política renunciou a liderança do Governo em um ato público e de muita, mas de muita integridade.

 

 

Sou um cara muito estável, então, fui professor da Rede Pública Estadual de Ensino de 06/04/1988 até 01/07/1992. Depois estagiei na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por uma semana, depois no Escritório do Dr. Elmídio Talaveira Medina, depois disso, desde 01/07/21992 até 31/12/2012 no Departamento jurídico da APEOESP, primeiro como estagiário, depois como Assistente Jurídico Pleno, depois como Advogado Senior, depois como Advogado Assessor e depois como Coordenador Estadual do Jurídico. Neste meio tempo, assessorei a Liderança do PT na ALESP, em questões específicas do magistério, o Deputado Estadual Roberto Felício, e a Conselheira do Conselho Nacional de Educação, vice presidente da Comissão de Educação Básica, Maria Izabel Azevedo Noronha. Assessorei algumas prefeituras nas questões de magistério, e alguns sindicatos. Depois, desde 18/01/2013 até 14/03/2014, Secretário de Educação em Itapevi

Foto do autor

Redação

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!