A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria da Saúde, tem reforçado as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. A equipe de saúde realiza visitas diariamente em diversos bairros da cidade com o objetivo de alertar e conscientizar a população.
Leia também:
+ Barraco: Vereador Toni discute com Vereadora Camila durante sessão
+ Protestantes invadem casa da vereadora Inácia
+ Cara a Cara: Prefeitura de Itapevi discute apagões com AES Eletropaulo
Os agentes passam pelas casas distribuindo materiais educativos e orientando os moradores sobre prestar atenção ao acúmulo de água em recipientes, colocar telas nas caixas d’água e lavar vasilhas de alimentação de animais domésticos, dentre outras precauções.
Além de alertar sobre as precauções que devem ser tomadas, a equipe auxilia os munícipes a buscarem orientação médica – nas unidades de saúde do município – em caso de suspeita de Dengue e alertam para os sintomas (febre aguda com duração maior do que sete dias, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, prostração, dores musculares e nas juntas e manchas avermelhadas no corpo).
Para que esse índice diminua, a administração municipal mantém ações contínuas em combate à doença, principalmente em épocas chuvosas, que são os períodos em que a proliferação do mosquito é mais intensa. Vale ressaltar, ainda, que as equipes de controle de vetores da Prefeitura realizam as atividades de bloqueio de criadouros – eliminando formas larvárias do mosquito – e bloqueio de nebulização – eliminando a forma adulta do mosquito.