A Prefeitura de Itapevi promove, no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), das 8h às 17h, a “Jornada Pedagógica – Práticas ativas na perspectiva da equidade no ensino e relações étnico raciais”. O evento acontece simultaneamente nas Escolas de Tempo Integral Padre Giovanni Cornaro (Rua Ismênia de Abreu Dias, 210 – Vila Dr. Cardoso) e Tarsila do Amaral (Avenida Rubens Caramez, 1000 – Centro).
Nestes locais serão realizadas palestras, exposições de atividades desenvolvidas nas unidades escolares e apresentação de fotos durante o evento.
O foco da iniciativa é dar sequência no trabalho de combate ao preconceito nas escolas da rede municipal de ensino. Além da necessidade de ampliar o debate sobre o ensino da cultura afro-brasileira de forma transversalizada ao conteúdo programático proposto em sala de aula, bem como estabelecer de fato uma educação antirracista no município.
O objetivo é ainda dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino acerca do tema, desde pinturas e vídeo-depoimentos de educadores.
A Jornada vai reunir profissionais da educação municipal de Itapevi, agentes administrativos, gestores, agentes de inclusão e monitores da educação infantil, profissionais de outras secretarias e das redes estadual e particular num trabalho intersetorial para expandir conhecimentos, conscientização e implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08. As leis estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas.
Os temas abordados da Jornada são: “Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/11” e “Práticas em sala de aula com a temática étnico-racial”. Os palestrantes são: Alcidéa Miguel, Luciana Alves e Mário Augusto, que tratarão os temas e têm ampla experiência com questões pedagógicas e educacionais na área étnico racial.
Para participar da jornada não será necessário se inscrever. Para os profissionais da rede municipal de ensino trata-se de uma formação pedagógica com atividades capacitadoras, orientação e planejamento, dentro do horário de trabalho.
Vale destacar que, em parceria com o Itaú Social, a Prefeitura de Itapevi vem desenvolvendo, desde 2019, um trabalho de sensibilização, conscientização, formação e aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08.
O trabalho envolve todos os educadores da rede com o objetivo de fortalecer as ações de igualdade e equidade no município por meio de ações de inclusão e diversidade, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, garantindo a autonomia das unidades escolares para compor os projetos políticos pedagógicos.
Confira a programação:
Manhã
8h – Recepção
8h30 – Abertura
8h35 – Palestra: Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/11. Palestrantes: Luciana Alves (ETI Tarsila) e Mário Augusto (ETI Giovanni)
9h35 – Café Cultural e apresentação de violão
10h20 – Palestra: Práticas em sala de aula – Alcidéa Miguel (ETI Tarsila) e Luciana Alves (ETI Giovanni).
11h30 – Encerramento
Tarde
13h – Recepção
13h30 – Abertura
13h35 – Palestra: Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/11. Palestrantes: Mário Augusto (ETI Tarsila) e Alcidéa Miguel (ETI Giovanni)
14h35 – Café Cultural e apresentação de violão
15h20 – Palestra: Práticas em sala de aula – Alcidéa Miguel (ETI Tarsila) e Mário Augusto (ETI Giovanni).
16h30 – Encerramento
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapevi
Leia mais:
Prefeitura promove Festival de Música de Itapevi
EMESP Tom Jobim abre mais de 700 vagas gratuitas nos cursos livres de 2023
Prefeitura de Carapicuíba abre mais de 80 vagas para concurso público
Itapevi abre inscrições para elenco do espetáculo Paixão de Cristo 2023