As prévias de Carnaval já começaram, com desfiles de blocos e muitos shows por todo o Brasil, principalmente nas cidades que comemoram os dias de folia em grande estilo, e em poucos dias a folia será oficialmente iniciada.
Quem já está acostumado a curtir os dias de festa na rua, seja em blocos carnavalescos ou atrás dos trios elétricos já está acostumado com o processo e sabe o que é necessário para aproveitar esses dias de diversão sem surpresas indesejadas. Porém, que festeja o Carnaval com menor frequência e nunca esteve em cidades que têm o Carnaval como um de seus símbolos, pode acabar não tomando todos os cuidados necessários.
Pensando em ajudar os foliões com todos os detalhes, fizemos uma lista com dicas para curtir o Carnaval:
Alimentação
Antes de sair de casa, hidrate-se bem e faça uma refeição leve, como frutas, verduras, sanduíche natural ou outro tipo de carboidrato, com cuidado para não exagerar nos acompanhamentos. Dispense a feijoada ou o sarapatel, que ao contrário do que muitos pensam, não nos dá energia, e sim nos provoca sonolência.
Durante a folia, beba bastante água, coma frutas e barrinhas de cereal. De forma alguma faça ingestão de alimentos gordurosos ou outras porções pesadas, que podem lhe causar indigestão e acabar com sua festa antes do tempo.
Bebidas
Erroneamente, algumas pessoas acham que ao ingerir bebida alcoolica elas já estão fazendo a hidratação do corpo, no entanto, o álcool atua contrário a isso, desidratando o organismo. Assim, além de tomar água, sucos e até mesmo sorvete, a dica é dar preferências às bebidas com menor teor alcoolico, como cerveja ao invés de vodka ou cachaça.
Se for comprar bebidas ao longo da festa, certifique-se de que a latinha está lacrada, assim você não corre o risco de tomar algo com substâncias desconhecidas e perigosas.
Roupas
Principalmente no Nordeste do Brasil, o período do Carnaval conta com dias quentes, e as temperaturas são ainda maiores em meio ao aglomerado de pessoas. Para manter-se refrescado, use roupas leves, como shorts e bermudas jeans ou de algodão, e camisetas ou regatas de algodão, preferencialmente de cores claras.
Caso você tenha comprado ingressos que exigem o uso de abadas, customize a camiseta cortando um pouco da barra e da manga e deixando a gola mais aberta, para que seu corpo respire melhor.
Por fim, se você não puder levar seus documentos nos bolsos da bermuda, leve uma bolsa pequena, que possa ficar presa ao seu corpo, para não perdê-la ou correr o risco de ser furtada.
Sapatos
Embora o conforto em situações como essa pareça ser a escolha ideal, é comum ver pessoas com sapatos inadequados para passar horas em pé, principalmente as mulheres, que resistem a abrir mão dos saltos.
Nos casos em que você ficará no meio da folia, junto ao trio elétrico ou blocos carnavalescos, porém, o uso de salto alto vai apenas fazer com que seus pés fiquem extremamente doloridos e você corre o risco de não conseguir manter-se em pé ao longo dos trajetos que duram em média 6 horas. Por isso, vá com um tênis confortável, ou sandálias rasteiras e sapatilhas, para que seu corpo aguente as muitas horas de folia.
Objetos de valor
Infelizmente, nem todas as pessoas curtem o Carnaval de forma honesta, e muitas vezes, em meio à diversão, vemos que algum objeto de valor, como celular e máquina fotográfica, e até mesmo nossa carteira foi roubada por “foliões”.
Para se prevenir dessa possibilidade, deixe em casa ou no hotel todos os objetos de valor, como joias, relógios e celulares. Leve apenas seu documento de identidade, um pouco de dinheiro e, no máximo, uma câmera fotográfica, caso faça questão de registrar os momentos da festa. Nesse caso, amarre o objeto em seu pescoço ou no braço, locais que dificultam bastante a ação do furto.
Transporte
Em cidades que respiram Carnaval durante os dias de folia, não é aconselhável locomover-se com seu próprio carro, pois muitas ruas podem estar fechadas e você pode não conseguir achar rapidamente outra saída em direção ao local que você deseja ir.
Por isso, é melhor utilizar o táxi para se dirigir até os locais de folia. Além dos taxistas estarem atualizados sobre os caminhos mais fáceis na cidade, você poderá beber à vontade, já que não precisará voltar dirigindo para casa.
Por fim, proteja sua pele com protetor solar e boné, além de creme hidratante, para não ressecar a pele. É importante lembrar sobre os cuidados para evitar doenças, como utilizar sempre camisinha contra DSTs e não beijar muitas pessoas, diminuindo os riscos de contrair alguma doença bucal.
E você, tem mais dicas para curtir o Carnaval? Deixe seu comentário!