Evento voltado às mulheres em Itapevi reúne centenas de pessoas

Evento voltado às mulheres em Itapevi reúne centenas de pessoas
Foto: Reprodução/PMI

Neste sábado (12), as atividades de encerramento em celebração à Semana da Mulher foram marcadas pela realização do evento “Mulheres: Bonita por dentro e por fora. Valorize-se! Diga Não à Violência!”. O objetivo foi incentivar o empoderamento feminino e chamar a atenção para o combate à violência doméstica contra a mulher.

A iniciativa foi organizada pela Prefeitura em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Subseção de Itapevi, a Câmara Municipal, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Acolher – Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Organização Não Governamental Ong Ser Amor, que atua no município.

A iniciativa aconteceu no estacionamento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, na Vila Santa Rita. Milhares de pessoas participaram da 1ª Caminhada pela Vida e Força da Mulher, que saiu da Praça Carlos de Castro, passando pela Rua Rubens Caramez até o estacionamento da DDM.

O evento contou com aula de zumba, pintura nos rostos das crianças, serviços de cabeleireiro e manicure, acompanhamento com psicólogos e nutricionistas, assistência jurídica, apresentação de cursos profissionalizantes, da Banda da Guarda Civil Municipal, de Balé dos estudantes da Escola Livre de Dança e a entrega dos Kits (batom vermelho e bombom) da Campanha do Sinal Vermelho.

Destaque para a Campanha Sinal Vermelho

O evento foi marcado pela entrega de um kit às mulheres presentes no evento: um batom na cor vermelha e um bombom. A campanha contra a Violência Doméstica define medidas de enfrentamento à violência contra a mulher.

A letra X, preferencialmente feito na mão e na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher, procure a polícia para auxílio à vítima e identificação do agressor.

O programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica está previsto na Lei nº 14.188/2021 e é uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha, com validade em todo o território nacional.

Foto do autor

Redação

Jornalismo independente e critico, o site de notícias com a maior credibilidade e audiência de Itapevi!