A Prefeitura de Itapevi prorrogou até o dia 24 deste mês a vacinação contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, devem se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com bebês até 45 dias), pessoas com deficiência e comorbidades e profissionais da saúde, da segurança, da educação e do transporte rodoviário.
A campanha que deveria ser encerrada, nesta sexta-feira (6), foi prorrogada porque apenas 37% do público autorizado tomou o imunizante contra a Influenza. A meta de vacinação é atingir até 90% desse grupo, considerado mais vulnerável ao vírus.
Em Itapevi, a imunização acontece em todos os 15 postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Vitápolis e Suburbano vacinam até as 18h
Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis, o horário de vacinação é ampliado e as pessoas podem se vacinar até as 18h, sempre de segunda a sexta-feira.
Influenza
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Alergia a ovo
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
Veja quem pode se vacinar contra a gripe:
– Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
– Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;
– Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
– Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos