O Ministério da Saúde do Brasil anunciou a criação de um Memorial da Pandemia de Covid-19. Localizado no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, o memorial servirá como um espaço para memória, reflexão e educação sobre a pandemia.
Em uma portaria publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde instituiu o Memorial da Pandemia de Covid-19. O objetivo é criar um espaço dedicado à memória e reflexão sobre as causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia. O memorial também visa estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos para o Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.
Caráter Educativo
Segundo a portaria, o espaço terá um caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde. Ele contemplará múltiplos olhares e perspectivas e assegurará a interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições.
Leia também:
- COVID-19: Vacinação Incluída no Programa Nacional de Imunizações a partir de 2024
- Dia de Finados: Prefeitura realiza missas nos cemitérios no Feriado
- Memorial Parque Itapevi: Prefeitura conclui ampliação de Cemitério 100% Biosseguro
Comissão Especial
O Ministério da Saúde formará uma comissão especial responsável por propor o projeto do memorial, conceber uma política nacional de preservação da memória da pandemia, acompanhar a instalação do memorial e elaborar o desenho de atividades a serem desenvolvidas no local. A comissão também terá a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do ministério e de outros órgãos e entidades.
Memorial da Pandemia de Covid-19
A criação do Memorial da Pandemia de Covid-19 é um passo significativo para preservar a memória coletiva e educar o público sobre os desafios e aprendizados trazidos pela pandemia. Ele servirá como um recurso valioso para futuras gerações e para a comunidade científica, contribuindo para a preparação e resposta a crises de saúde pública similares no futuro.