A Prefeitura de Itapevi valoriza a segurança pública. E, nesta quarta-feira (19), às 18h, a cidade receberá um total de 50 novos veículos que serão destinados à Guarda Civil Municipal (GCM), ao Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e à Defesa Civil e a entrega do COI (Centro de Operações Integradas).
A apresentação das novas viaturas será realizada no estacionamento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 830 – Jardim Maria Judith).
Para gerar economia para o município, os novos carros, todos zero quilômetros, são alugados, conforme processo licitatório realizado em 2022, o que permitirá o uso 24 horas nos sete dias da semana, sem limite de quilometragem e seguro total incluso.
A GCM ganhará o maior reforço, com 44 novos veículos entre carros, motos e utilitários. Serão 20 novos carros modelo Renault Duster (sendo três deles direcionados para a Ronda Escolar e um (1) para a Guardiã Maria da Penha), quatro (4) caminhonetes modelos Chevrolet TrailBlazers, uma (1) pick up cabine dupla Renault Oroch e uma (1) van modelo Mercedes Sprinter. Serão ainda 15 motocicletas modelo Honda CB 500X.
O Demutran receberá um total de sete (7) veículos entre micro-ônibus, furgões, motos e carro. Serão entregues dois (2) micro-ônibus modelo Vollare, dois (2) furgões Mercedes Sprinter, duas (2) motocicletas modelo Honda CB 500X e uma (1) pick up cabine dupla Renault Oroch.
Já a Defesa Civil ficará com dois (2) veículos, uma (1) caminhonete cabine dupla modelo Nissan Frontier e uma (1) pick up cabine simples Fiat Strada.
Entrega do COI
A Prefeitura também entregará o COI, com 780 câmeras de videomonitoramento instaladas em todos os bairros do município. O espaço que abriga homens da Defesa Civil, Demutran e Guarda fica no 1º andar da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva 890, no Jardim Santa Rita), e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
No local são monitoradas as imagens captadas do sistema de videomonitoramento. O COI conta com um total de 780 câmeras, sendo 610 delas espalhadas nos prédios públicos, 150 nas vias públicas e 20 com leitura de placas de veículos nas entradas e saídas da cidade. Além destas, mais 101 foram colocadas nas escolas do futuro e outras unidades escolares e 51 delas do Parque da Cidade.
Agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) executam a fiscalização por meio do sistema e controlam o tráfego de veículos em tempo real via COI. A Defesa Civil, por exemplo, faz o monitoramento de todas as áreas de risco, de enchentes e alagamentos, orientando os órgãos competentes para ações estratégicas.
Em todas as ocorrências onde são constatados crimes em curso, as viaturas da GCM ou da Polícia Militar são acionadas e a software Detecta entra em ação. As imagens são preservadas para elaboração de boletins de ocorrência em até 30 dias.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana já implantou também o sistema integrado de chamada de emergência da GCM no COI, via rádio, reunindo em um único local o recebimento de ligações e denúncias, ou seja, será uma Central de Atendimento em que todas as chamadas recebidas via telefones 153 e 199, além dos administrativos centralizados para garantir a qualidade de atendimento e eficiência junto à população.
Fonte:PMI