Ineficientes, Antiéticos, Pouco Confiáveis e Incompetentes, é assim que os vereadores de Itapevi foram avaliados pela maioria dos participantes da 1º Avaliação Semestral da Câmara Municipal e Vereadores, promovida com exclusividade pelo Itapevi Realidade no mês de Julho.
A avaliação, bastante crítica, revela que a população está muito interessada em cobrar com firmeza a mudança de postura dos legisladores do município. O povo percebeu que a coisa não anda como deveria e por isso passou a cobrar mais, no entanto, ao mesmo tempo que quer mais resultados, o cidadão se mostra pouco informado e com uma baixa participação. 67% dos entrevistados afirmam não assistirem as sessões da Câmara Municipal e se somados aqueles que afirmam assistir apenas às vezes, este número chega a 91,52%.
Ineficientes
Uma das principais funções do vereador é fiscalizar o uso do dinheiro público, atuar como os olhos do cidadão, no entanto, de acordo com 69% dos avaliadores não é isso o que os representantes eleitos estão fazendo, se somarmos aqueles que se dizem indiferentes, este número aumenta para 80% dos participantes.
Antiéticos e Incompetentes
Apenas 15,33% dos entrevistados afirma confiar nos vereadores, este é um reflexo da avaliação negativa quando o tema é a ética, quase 63% dos entrevistados considera que os legisladores da cidade não são éticos, e 67% considera que os vereadores não são competentes.
O pior resultado aparece quando o cidadão é questionado sobre o sentimento de representatividade, 75,84 das pessoas não se sentem representadas na Câmara Municipal, se somarmos aqueles que se dizem indiferentes neste assunto, o resultado passa para 89,35% dos entrevistados, um número absolutamente alarmante.
Leia também:
– Resultado: Em avaliação, população de Itapevi carimba 2 estrelas na Gestão Igor Soares
– GCM de Itapevi prende homem com 480 cápsulas de droga no Jardim Rosemary
– Controladoria de Itapevi investiga servidor acusado de descarte irregular de lixo
Os projetos com a melhor e pior avaliação
Os participantes da avaliação também tiveram a chance de deixar seu ponto de vista a respeito de alguns projetos discutidos na Câmara Municipal durante o 1º semestre do ano.
O projeto com a pior avaliação çse refere à proposta de instalação de monumentos e placas com a frase “Itapevi é do Senhor Jesus” em alguns pontos da cidade, a proposta teve rejeição de 59,02%, apenas 18,58% consideram o projeto importante para a cidade.
Já o projeto com a melhor avaliação foi aprovado por 92,33% dos entrevistados, trata-se da proposta que está em discussão para a disponibilização do volume de medicamentos nos estoques das UBSs.
Coincidentemente, o projeto melhor avaliado foi sugerido, pelo Itapevi Realidade, ao vereador que apresentou o projeto, este fatoreforça que a população busca sentir-se representada nos projetos e propostas apresentadas pelos vereadores na Câmara Municipal.
Confira abaixo o resultado da 1º Avaliação dos vereadores